• Responsabilidade

    As opiniões expressas nos artigos "assinados" não responsabilizam a equipa do jornal, mas apenas os seus autores individualmente.

  • Página do Agrupamento

  • Visitas

    • 316,028 hits
  • Visitas online

    hit counter

  • Introduza o seu endereço de email para seguir este blog e receber notificações de novos artigos por email.

    Junte-se a 6 outros seguidores

  • Entrada e RSS

A Sociedade Democrática

sofia 11 Antigamente, não se sabia o que era democracia e, muito menos, o que era uma sociedade democrática.  Um país era governado por apenas uma pessoa, um rei, e não se pedia a participação nem a opinião do povo para  assuntos de governo do país. Contudo, ao longo dos tempos, esta situação foi-se alterando, através de revoltas, abolição de monarquias, implantação de repúblicas, golpes de estado… É óbvio que os contextos em que estas situações sucederam  são muito diversificados, assim como as dinâmicas locais que lhes deram origem. É portanto impossível generalizar mas é um facto que, pelo menos nas sociedades ocidentais, a sociedade se tornou mais participativa, de um modo geral, e as democracias se instalaram, com todas as vantagens e desvantagens inerentes.

Vários são, porém, os países que não vivem numa democracia e onde os regimes totalitários continuam instalados. Podemos referir, por exemplo, Cuba ou o Zimbabué como sendo, talvez, os mais mediáticos mas não seguramente os únicos. Verificamos que a falta de liberdade nestes países impede as pessoas de se expressarem livremente e de saírem dos seus países, impedindo-as também de procurar melhores condições de vida para si e para as suas famílias.

Pode-se considerar uma sociedade democrática  quando o povo exerce soberania, directa ou indirectamente sobre o governo. Sendo assim, quem governa o país é a sociedade que a ele pertence. Quando se vive num país democrático automaticamente pertencemos a uma sociedade democrática. Cada cidadão tem o seu papel na sociedade, portanto torna-se importante participar na democracia para que haja a melhor governação possível do país. Reconheço que a democracia está muito longe de ser um sistema perfeito mas acredito também que é o mais perfeito dos sistemas imperfeitos.

Acredito que o governo será tanto melhor quanto mais  participativa e educada for a sociedade a que ele pertence.

Sofia Carvalho, 12.º ano

About these ads

Uma resposta

  1. [...] A Sociedade Democrática Agosto, 2009 5 [...]

Deixar uma resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

WordPress.com Logo

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Log Out / Modificar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Log Out / Modificar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Log Out / Modificar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Log Out / Modificar )

Connecting to %s

Seguir

Get every new post delivered to your Inbox.

%d bloggers like this: